sábado, 5 de junho de 2010

ESCOLAS DE FENG SHUI


Existem muitas variações do Feng Shui, mas elas basicamente se dividem em três grupos:



• A Escola da Forma, que se originou na parte sul da China (em inglês), é baseada no ambiente e na disposição adequada em relação à topografia e às formações de água. Às vezes chamada de "Feng Shui clássico" por ser a mais antiga, a Escola da Forma tem seus fundamentos sobre a necessidade antiga de encontrar um lugar seguro para morar. Na parte sul e montanhosa da China, o terreno inclinado era usado para as residências. As montanhas funcionavam como quebra-ventos naturais e a água doce que vertia da montanha era essencial para a existência. Os seguidores costumam usar metáforas como dragões e tigres, uma influência das antigas práticas.


• A Escola da Bússola do norte da China é baseada na orientação, usando uma bússola magnética e a relação da Terra com as estações, estrelas e planetas. Isso acontecia principalmente por razões práticas: o terreno no norte da China é mais plano que no sul, então requer um princípio guia diferente. A Escola da Bússola costuma ser considerada a mais difícil de ser compreendida porque recorre muito à bússola Feng Shui, astrologia chinesa e matemática.


• O professor Thomas Lin Yun fundou a seita do Chapéu Preto do Feng Shui na década de 80, que é considerada a mais simples para os iniciantes. Ela conta principalmente com a intuição e a única ferramenta de Feng Shui que geralmente usa é o mapa octagonal, ou ba-guá. Alguns mestres e estudiosos de Feng Shui nem ao menos reconhecem a Chapéu Preto porque ela depende da disposição de objetos. Como dispor coisas em um cômodo é muito mais fácil de entender do que interpretar leituras de bússola e trabalhar com o ambiente, ela é atraente para os ocidentais que querem colocar um "estilo Feng Shui" em suas casas ou escritórios.


O foco do meu trabalho está relacionado com a "ESCOLA DO CHAPÉU NEGRO" a qual é mais flexível para utilização do Bá-guá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário